Missão Sal da Terra é responsável por unidades de saúde de Uberlândia e qualificou profissionais para emergências médicas nos laboratórios da Faculdade

Foto treinamento
Foto treinamento

A Faculdade de Medicina de Uberlândia e o Centro de Educação Permanente da Missão Sal da Terra uniram esforços em um importante projeto de capacitação, promovendo um treinamento intensivo para 70 colaboradores da área de pediatria de suas unidades de saúde. A qualificação que se estendeu por dois dias, contou com a participação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, todos dedicados a aprimorar suas habilidades na abordagem de emergências pediátricas, especificamente paradas cárdio-respiratórias.

A Missão Sal da Terra, que administra as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) das regiões Sul e Leste de Uberlândia, realiza um atendimento mensal aproximado de 12 mil pacientes, dos quais cerca de 40% são crianças. Esse volume significativo de atendimentos torna fundamental a constante atualização e aperfeiçoamento das equipes de saúde, especialmente aquelas que compõem o time de resposta rápida.

Foto treinamento
Foto treinamento

Isabella Souza, enfermeira do Centro de Educação Permanente da Missão Sal da Terra, destacou a importância do treinamento: “O propósito é o aperfeiçoamento do atendimento aos pacientes pediátricos. Entendemos que é importante aperfeiçoar e permanecer sempre em treinamentos e constante aprendizado. Nosso principal objetivo é que o time pratique em grupo, tanto para aperfeiçoar essa prática quanto para a comunicação da equipe.”

FAMEU: estrutura moderna focada no aprendizado

Foto Laboratórios FAMEU
Foto Laboratórios FAMEU

O coordenador da Faculdade de Medicina de Uberlândia, Dr. Hassan Srour, ressaltou a relevância dessa parceria: “A possibilidade de ter profissionais da saúde que já atuam no mercado contando com a estrutura da Faculdade de Medicina para um aprimoramento desse nível mostra como a instituição está bem equipada para a formação médica. Todos nossos laboratórios, inclusive os de simulações realísticas, trazem equipamentos atuais que inserem o aluno na dinâmica da atuação médica. É um investimento constante para essa ambientação, que possibilita que o futuro médico passe por situações que enfrentará na rotina da profissão.”

Foto Isabella Souza
Foto Isabella Souza

Isabella Souza também comentou sobre a estrutura da Faculdade, que foi fundamental para o sucesso do treinamento. “O laboratório é incrível, com uma estrutura muito boa. Com bonecos de treinamento e material que foram cedidos, isso foi primordial para realizar essa prática. Trabalhar com simulação clínica é muito pioneiro. Temos a oportunidade de trabalhar em um ambiente seguro, onde erros podem acontecer, discutidos e aprendidos. O laboratório da FAMEU nos proporcionou isso.”

Leave a reply