Grupo FATRA atua há 24 anos na formação de profissionais qualificados e humanos

Faculdade de Medicina de Uberlândia. Grupo FATRA atraindo estudantes de todo Brasil para a cidade
Foto: Divulgação
Faculdade de Medicina de Uberlândia. Grupo FATRA atraindo estudantes de todo Brasil para a cidade Foto: Divulgação

Uberlândia, uma das cidades mais vibrantes e economicamente dinâmicas do Brasil, comemora seus 136 anos consolidada como um polo educacional de destaque no país. Com uma população que cresceu 5,9% em relação a 2023(IBGE), ela ultrapassou a marca de 750 mil habitantes e se reafirma como um centro de oportunidades e desenvolvimento, especialmente na área da educação.

Esse crescimento populacional reflete diretamente na expansão do mercado de trabalho e na demanda por qualificação profissional. Uberlândia se destaca como a 5ª maior geradora de empregos em 2024(Caged) entre as cidades de médio porte no Brasil, o que demonstra o vigor econômico da cidade. Nesse cenário, o papel das instituições de ensino, como o Grupo FATRA, é fundamental para atender às necessidades desse mercado crescente.

Uberlândia: crescimento acima da média nacional e polo educacional
Foto: divulgação
Uberlândia: crescimento acima da média nacional e polo educacional Foto: divulgação

Com 24 anos de atuação, o Grupo FATRA, fundado por João Gonçalves Cunha, é uma das referências em educação de qualidade na região. Ao longo de sua trajetória, a instituição já qualificou e formou mais de 10 mil profissionais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento local e regional. O Grupo, que começou como uma escola de informática, hoje oferece mais de 10 cursos técnicos e 16 cursos superiores, incluindo o prestigiado curso de Medicina inaugurado em 2022.

O Impacto da educação na vida de quem chega a Uberlândia

FATRA, formando profissionais qualificados para uma cidade que não para de crescer
Foto: divulgação
FATRA, formando profissionais qualificados para uma cidade que não para de crescer Foto: divulgação

Para muitos, Uberlândia é o destino ideal para a realização de sonhos. Elton Luiz Costa é natural de Araxá. Ele escolheu a Faculdade de Medicina de Uberlândia(FAMEU), do Grupo FATRA, pela sua reputação e pela oportunidade de aprendizado prático desde os primeiros anos do curso. “Escolhi fazer medicina na FAMEU pela proximidade da faculdade com minha cidade. Estar perto de casa me permite continuar próximo da minha família, algo que considero essencial”, disse.

Elton Costa. Proximidade com a família foi determinante para estudante de Araxá escolher a FAMEU Foto: Acervo Pessoal
Elton Costa. Proximidade com a família foi determinante para estudante de Araxá escolher a FAMEU Foto: Acervo Pessoal

Para o estudante de 38 anos, a metodologia de ensino   e a experiência do ensino em Uberlândia também foram atrativos. Segundo ele “a FAMEU atraiu por ser moderna e centrada no estudante, oferecendo uma formação completa e de alta qualidade. E Uberlândia se destaca por oferecer novidades em hospitais bem estruturados, o que garante uma formação prática robusta. A cidade proporciona aos alunos networking e atualização constante sobre as inovações e tendências da medicina”.

Denise Yoshimura, Eduarda e Ana Laura Martins, alunas do 3º período de Medicina escolheram Uberlândia para estudar
Foto: divulgação
Denise Yoshimura, Eduarda e Ana Laura Martins, alunas do 3º período de Medicina escolheram Uberlândia para estudar Foto: divulgação

Eduarda Layza Mendes Dornelas, de 22 anos, deixou a cidade de Serra do Salitre no Alto Paranaíba para estudar em Uberlândia. “Escolhi Uberlândia pelas conexões com as cidades da região. Vejo vantagem em estudar Medicina aqui pela grande quantidade de oportunidades que o segmento de saúde também oferece, com muita oferta de trabalho”, conta a estudante que já faz extensão em um hospital particular.

O Papel da FATRA no desenvolvimento de Uberlândia

A história do Grupo FATRA  é um exemplo de como a educação pode transformar uma região. Desde sua fundação, ela tem contribuído para o desenvolvimento de Uberlândia, não apenas formando profissionais, mas também participando ativamente na construção de uma sociedade mais justa e preparada para os desafios do futuro.

João Gonçalves, reitor da FATRA. Gratidão a Uberlândia
Foto: divulgação
João Gonçalves, reitor da FATRA. Gratidão a Uberlândia Foto: divulgação

O reitor do grupo, João Gonçalves Cunha, destaca a importância da cidade nesse processo: “Uberlândia sempre foi uma cidade que acolhe e oferece oportunidades a todos que aqui chegam. Temos muito orgulho de fazer parte dessa história, contribuindo para a formação de profissionais que vão impactar positivamente a nossa sociedade. A gratidão que temos por esta cidade é imensa, e continuaremos comprometidos em retribuir com excelência em educação e formação humana.”

-