Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Provas aconteceram neste domingo, 22, e atraíram estudantes de diversas regiões do Brasil

Minutos antes da abertura dos portões, a concentração de candidatos
Foto: divulgação
Minutos antes da abertura dos portões, a concentração de candidatos Foto: divulgação

Neste domingo, 22 de setembro, a Faculdade de Medicina de Uberlândia recebeu os candidatos para seu vestibular, organizado pela Covest-Med. A prova teve 45 questões objetivas e uma redação. Dois temas de redação foram apresentados, “ Uma reflexão sobre o impactos da tecnologia e do uso de redes sociais pelos jovens” ou “Educação inclusiva e seus impactos sociais”. Segundo a auditora da Comissão do Vestibular, Letícia Souza, “a cada ano buscamos aprimorar a conexão de nosso tema de redação com a realidade. Já a partir do vestibular procuramos que os futuros médicos estejam por dentro de temas contemporâneos”, disse.

Atlética Miasma e baterias descontraíram os candidatos antes da prova
Foto: divulgação
Atlética Miasma e baterias descontraíram os candidatos antes da prova Foto: divulgação

Para descontrair os candidatos antes da prova, a Associação Atlética Acadêmica Medicina FAMEU, a Miasma, e as baterias Bubônica e Artilharia fizeram a recepção dos vestibulandos com muito ritmo e entusiasmo. Para o candidato de Araxá, José Oscar de Melo Filho, de 17 anos, e que cursa o terceiro ano, este é um momento decisivo para quem está escolhendo sua carreira: “a área de saúde, na minha visão, é uma das que mais tem empregabilidade. E no futuro, com cada vez mais tecnologia, cuidar da saúde será importante. A minha preparação para hoje começou desde o primeiro ano”, disse. 

José Oscar Filho, de 17 anos, com o pai. Medicina de olho no futuro
Foto: divulgação
José Oscar Filho, de 17 anos, com o pai. Medicina de olho no futuro Foto: divulgação

Este ano o vestibular foi especialmente concorrido. Estudantes de 44 cidades diferentes se inscreveram para a prova. Letícia Raysllla da Silva Mota, de 17 anos, viajou de João Pinheiro, no Noroeste de Minas para o Vestibular FAMEU. “Medicina sempre foi um sonho e em Uberlândia seria o lugar ideal. Ter o vestibular logo em setembro ajuda bastante, porque nos permite preparar bastante e escolher tranquilo aquilo que queremos”.

Letícia(de branco).  Medicina em Uberlândia, o lugar ideal
Foto: divulgação
Letícia(de branco). Medicina em Uberlândia, o lugar ideal Foto: divulgação

Os portões foram abertos às 12h45 e as provas transcorreram entre as duas e seis da tarde. “Foi uma avaliação segura e tranquila. Como sempre proporcionamos aos nossos candidatos um ambiente propício para que prevaleça o conhecimento. Este foi nosso sexto vestibular e em breve teremos a divulgação dos nossos novos 56 alunos de Medicina”, ressaltou Letícia.

A prova e o gabarito

Prova do vestibular de Medicina avaliou o conhecimento dos candidatos
Foto: divulgação
Prova do vestibular de Medicina avaliou o conhecimento dos candidatos Foto: divulgação

Além da redação, que abordou um tema contemporâneo, a prova trouxe outras 45 questões objetivas. Elas abordaram conhecimentos esperados para uma formação completa para o aluno que sai do ensino médio. Foram questões de Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Língua Portuguesa.

Ainda na noite de domingo a COVEST-MED divulgou o gabarito da prova. Confira:

gabarito da prova foi divulgado às 22h
Foto: divulgação
gabarito da prova foi divulgado às 22h Foto: divulgação

A lista de aprovados

Conforme o edital do Vestibular 2025, a lista com a classificação geral será divulgada no dia 7 de outubro. A convocação dos aprovados para a 6ª turma da Faculdade de Medicina de Uberlândia acontece no dia 15 de outubro.

Faculdade de Medicina de Uberlândia: Investimento em estrutura e em uma formação humanista.
Foto: divulgação
Faculdade de Medicina de Uberlândia: Investimento em estrutura e em uma formação humanista. Foto: divulgação

Para o reitor da faculdade, João Gonçalves, a FAMEU está pronta para receber os futuros médicos aprovados neste concurso: “Estamos evoluindo com nossa estrutura, com laboratórios, oferecendo muita tecnologia para a formação médica. Mas sobretudo, temos atuado em duas frente que são os diferenciais do médico que procuramos oferecer à sociedade: a parceria com instituições de saúde  para ampliar nossa oferta de estágios e projetos de extensão, que hoje já somam 34 ações. E a formação humanista, com médicos que tenham empatia, que saibam lidar com o ser humano em momentos frágeis como aqueles que a Medicina lida diariamente”, concluiu.

-