Projeto da Faculdade de Medicina de Uberlândia acontece em parceria com o Instituto Joslin
No dia 16 de novembro, a Faculdade de Medicina de Uberlândia (FAMEU) realizará o Mutirão do Diabetes, um projeto de extensão que vai oferecer atendimento ambulatorial gratuito à comunidade. O evento contará com a realização de avaliação do pé diabético, teste de glicemia, aferição de pressão, tipagem sanguínea, avaliação da circunferência abdominal para a população em geral e o exame do fundo de olho, que será destinado este ano não só para pessoas que vivem com o diabetes, mas também, para seus familiares diretos. Essas avaliações são cruciais tanto para controle da diabetes, quanto para a detecção precoce da doença e das complicações que afetam 20 milhões de brasileiros e em Uberlândia cerca de 60 mil pessoas. Segundo estimativas da International Diabetes Federation, de 25 a 50% dos indivíduos desconhecem ter a doença.
A avaliação do Pé Diabético, por exemplo, é fundamental para identificar complicações que podem levar a problemas graves, como amputações. Já a aferição de pressão e o teste de glicemia auxiliam no monitoramento da saúde geral dos pacientes, permitindo um manejo mais eficaz do diabetes.
Letícia Souza, coordenadora dos projetos de extensão da FAMEU, destaca a relevância desse tipo de ação: “Além de oferecer serviços essenciais à comunidade, o Mutirão do Diabetes proporciona uma experiência prática para os alunos. Eles têm a oportunidade de lidar com um tema que é extremamente relevante na saúde pública, contribuindo para sua formação como futuros profissionais de saúde.”
Dr. Hassan Srour, coordenador da Faculdade de Medicina, também ressalta a importância do contato dos alunos com a população. “Promover eventos como o Mutirão do Diabetes é uma preocupação presente na formação médica da nossa instituição. Essa interação é vital, pois permite que os alunos compreendam melhor as necessidades da comunidade e desenvolvam empatia e habilidades de comunicação.”
O Instituto JOSLIN
A ação acontece em parceria com o Instituto JOSLIN , a Associação de Diabetes em Uberlândia. Organização que tem um papel importante na conscientização e no apoio às pessoas que vivem com o diabetes. Tânia Valéria Martins dirige a instituição e é mestre em Saúde Coletiva e Especialista em Educação em Diabetes. Ela compartilha sua visão sobre essa colaboração: “Parcerias como a que temos com a FAMEU são essenciais para quem enfrenta o diabetes. Elas não apenas ampliam o acesso a serviços de saúde, mas também ajudam a encontrar pessoas com diabetes e a educar a população sobre a doença e suas complicações. “
O Instituto JOSLIN foi criado em 2015 com o objetivo de ajudar as mães das crianças com diabetes Tipo 1 a lidarem com a doença através da educação em diabetes com ênfase no autocuidado que tem por base os 7 comportamentos preconizados pela Federação Internacional de Diabetes – IDF. Hoje suas ações se estendem para pessoas que vivem com o diabetes Tipo 2 e para pessoas com obesidade. Os 7 comportamentos são:
- Comer saudavelmente
- Praticar atividade física
- Vigiar as taxas de glicemia
- Uso de medicamentos
- Adaptar-se saudavelmente, agindo corretamente em situações especiais como viagens, festas, doenças intercorrentes
- Resolver problemas, agindo na prevenção, tal como no tratamento adequado de situações como hiperglicemia como hipoglicemia
- Reduzir os riscos com comportamentos que previnam ou minimizem complicações
Saiba como participar
Quando: o Mutirão do Diabetes acontecerá no dia 16 de novembro, a partir de 14h
Onde: Faculdade de Medicina de Uberlândia. Entrada pela Rua Alexandre Marquez, 340, Bairro Martins
Entrada gratuita
Para participar, inscreva-se no dia do evento ou pelo link
-