Cerimônia aconteceu dentro das festividades de aniversário da cidade que completa 136 anos
Na noite desta sexta-feira, 30 de agosto, a Câmara Municipal de Uberlândia foi palco de uma cerimônia marcante para a cidade. Personalidades que ajudaram a construir a história do município receberam a Comenda Augusto César, a principal honraria local. Entre os agraciados estava o reitor do Grupo Fatra, João Gonçalves. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, familiares e amigos de Gonçalves, que receberam este reconhecimento pelo seu destacado trabalho na educação.
A Comenda Augusto César foi instituída em 1972, é uma distinção concedida pela Câmara Municipal de Uberlândia a cidadãos que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem significativamente para o desenvolvimento da cidade. A honraria homenageia Augusto Cézar, que foi magistrado por mais de três décadas, vereador, deputado provincial, presidente e agente executivo da primeira Câmara de São Pedro do Uberabinha, atual Uberlândia. Seu nome é apontado como um dos principais responsáveis pela emancipação do município de Uberaba. A solenidade chega em 2024 à sua 52ª edição.
João Gonçalves, reitor do Grupo Fatra, foi escolhido para receber essa comenda em reconhecimento ao papel fundamental que desempenha na educação em saúde na região. O Grupo Fatra é uma instituição educacional de prestígio em Uberlândia, conhecida por sua excelência no ensino e formação de profissionais na área da saúde. Com uma trajetória de sucesso e inovação, o Grupo Fatra se destaca especialmente na oferta de cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade da saúde e da educação na região.
Em sua declaração durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, Zezinho Mendonça, enfatizou a importância da honraria. Segundo ele, “desde sua criação, a Comenda Augusto César se tornou a maior honraria do Município principalmente por ser concedida todos os anos no aniversário da cidade. São cidadãos e cidadãs, empresas e empresários que ajudam e participam efetivamente na construção de nossa cidade”.
João Gonçalves reside em Uberlândia desde 1991 quando chegou para estudar engenharia mecânica na UFU. Trabalhou em empresas que são referência na cultura empresarial da cidade, como o Grupo Martins e a Souza Cruz. Em 2000 deu início à sua própria trajetória empresarial. O curso de informática com alta demanda em uma época em que o computador pessoal se tornava um aparelho presente nas casas e nas empresas, deu lugar a uma escola de cursos técnicos, a Faculdade do Trabalho. Atualmente a instituição oferece dez cursos. Dela nasceu também a FATRA, com 15 cursos de graduação, entre eles o de Medicina. A Faculdade de Medicina de Uberlândia é hoje a única instituição particular a oferecer essa formação na cidade.
Pela FATRA já passaram mais de dez mil alunos. Hoje o grupo emprega cerca de cem pessoas. Para João Gonçalves, que se estabeleceu em Uberlândia, se casou e tem dois filhos nascidos na cidade, “é uma honra para a Fatra fazer parte do desenvolvimento de Uberlândia. Da cidade que é polo universitário. Que é polo de saúde. Que é polo de empreendedorismo. Mas sobretudo da Uberlândia que recebe bem quem vem com o propósito de crescer e se desenvolver. A Fatra hoje tem alunos de toda a região e até de outros estados. Participar da história desses 136 anos é uma honra para nós e nossa contribuição para a cidade que nos recebeu tão bem”, disse.
-